A motosserra está entre os equipamentos mais perigosos na atividade rural, contendo uma grande taxa de acidentes com este equipamento. Por isso, hoje vamos mapear alguns riscos, para que assim, tenhamos medidas de controles e construção de barreiras, e a partir disso executarmos um trabalho seguro, tranquilo, sem sustos e focado.
O primeiro risco que pontuamos não é nenhum acidente, mas sim, de respeitar as legislações. É preciso trabalhar de acordo com elas, isto é, toda motosserra a combustão precisa adquirir licença do Ibama, chamado LPU, um documento de transporte e autorização do uso, isso serve para todas as áreas trabalhadas. Por sorte, o documento é simples de conseguir, basta preencher os seus dados pessoais básicos, os dados da motosserra e após isso terá um boleto para realizar o pagamento e já adquirir a licença. O documento tem validade de 2 anos e precisa estar sempre na motosserra. Feito isso, não terá risco de ficar sem sua máquina numa fiscalização, por exemplo.
Outro ponto é o uso do equipamento inadequado, por lei é obrigatório a presença de seis peças dos dispositivos de segurança na motosserra, isso porque há vários estudos que mostram que os operadores sofrem mais acidentes cometidos nos membros inferiores, por falta dessas peças e seus usos inadequados. O operador precisa estar treinado, saber segurar firmemente com as mãos, próxima ao seu corpo, e obter maior controle. Além disso, é preciso fazer uso dos EPIs também, como óculos, capacete, abafador, protetor facial, calça e camisa de corte, luva, perneira, entre outros.
Por fim, é preciso estar atento às quedas das árvores, que podem atingir um outro operador ou até mesmo alguém que esteja passando nas proximidades. Para isso, é necessário realizar um bom planejamento das atividades, ou seja, executar um repertório para essa atividade identificando todos os possíveis riscos e mantendo-os em segurança. Também se faz necessário que o condutor tenha rotas de fugas e técnicas para o corte ser mais assertivo, por exemplo, saber o diâmetro da árvore, o tamanho, o inclinamento, etc.
Agora que você já descobriu os possíveis riscos, fique atento e realize o trabalho com segurança. Conte conosco para maior proteção.