doencas e epi

Doenças ocasionadas pela falta de uso de EPI

Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho apontam que, a cada 50 segundos, uma nova notificação de acidente de trabalho é feita. Com relação às mortes, é registrado 1 óbito de trabalhador a cada 3 horas e 51 minutos, decorrente de algum tipo de acidente de trabalho.

O uso adequado dos equipamentos de proteção individual, os EPI’s, são fundamentais para garantir segurança, evitar ou diminuir os riscos de acidente de trabalho e a contração de doenças proveniente da atividade exercida pelo profissional.

Do ponto de vista da empresa, o não fornecimento desses equipamentos, ou mesmo ausência de fiscalização quanto ao uso adequado, pode resultar em multas, processos e até interdição.

E quando seu uso não ocorre de fato, os funcionários estão expostos a riscos que vão desde lesões corporais, doenças e até mesmo a morte. Ou seja, ainda que não haja um acidente de  trabalho propriamente dito, os EPI’s  protegem o usuário em condições de trabalho que são nocivas à saúde e, por isso, fica evidente que sem esses  equipamentos os impactos à saúde são inevitáveis.

Doenças como o câncer, por exemplo, podem se desenvolver decorrente de exposição sem proteção a determinados produtos. Perda total ou parcial da audição comumente é decorrente da não utilização de protetores auriculares.

Outro é a conjuntivite que surge através da exposição à radiação ultravioleta ou infravermelha de máquinas de  solda ou a própria luz solar, que causa vermelhidão e ardor nos olhos daqueles que não usam óculos de proteção ou máscara para essa função.

Também é possível citar o reumatismo que engloba várias doenças que causam dor ou impedimento do bom funcionamento das articulações, músculos, tendões ou ossos, sendo que as mais conhecidas são artrite a artrose, que afetam cartilagens e articulações provocando dores, deformações e limitações.

Os trabalhadores podem estar submetidos a inúmeros riscos independentemente do tipo de atividade, que podem colocar em risco a sua saúde e integridade. Portanto, adequar-se aos uso dos equipamentos de proteção é um trabalho indispensável das empresas e um comportamento que não pode ser descartado pelos funcionários para garantia da segurança.

Além de fornecer os EPIs de segurança, as empresas precisam garantir que os seus funcionários os utilizem. Os EPIs são essenciais para garantir mais qualidade de vida aos colaboradores, dentro e fora do ambiente de trabalho.