A NR 31 é a norma essencial para o trabalho no campo. Seu objetivo é garantir a proteção à saúde e à segurança nas atividades agrícolas e rurais, aplicando-se também às atividades de exploração industrial em estabelecimentos agrários.
Ela é uma norma que estabelece que cabe ao empregador fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, equipamentos de proteção individual (EPI), como chapéus, protetores faciais, óculos de segurança, protetores auditivos e diversos outros.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece diretrizes relativas à medicina do trabalho. Dentro desse contexto, foram criados o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), ambos aplicados ao trabalho rural.
Os acidentes de trabalho no campo geram um custo elevado para o empregador, além dos danos causado ao trabalhador e à sua família. Para que a produção não seja comprometida, algumas medidas preventivas devem fazer parte da rotina de trabalho agrícola, como o cumprimento das legislações e a capacitação de seus colaboradores. E lembre-se, estamos no século XXI, use a tecnologia a seu favor!