Segundo informações de uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em torno de 700 mil trabalhadores rurais sofrem acidentes por ano no Brasil. A falta de equipamentos de segurança durante a operação de máquinas agrícolas é o principal fator que contribui para o aumento desse número.
O grande perigo, responsável por 70% dos acidentes, é o trator. Em seguida, as motosserras estão em segundo lugar como causadoras dos trágicos acidentes agrícolas. Apesar das legislações, como a NR-31, que exigem o uso de EPIs no campo, a falta de equipamentos ou até de conhecimento resulta em muitos trabalhadores atuando sem a proteção necessária.
Partes do corpo mais atingidas
O Anuário Estatístico da Previdência Social (Aeps) do ano de 2015 constatou que punhos e mãos são as regiões do corpo mais atingidas, como podemos observar nos dados:
- Ferimentos em punhos e mãos: 712.302 casos
- Fraturas em punhos e mãos: 68.017 casos
- Traumatismo superficial em pinhos e mãos: 33.590 casos
Como prevenir acidentes no campo
Mesmo diante do alto índice de acidentes, essa realidade pode ser mudada com o uso adequado dos equipamentos de proteção indicados para cada atividade que é desenvolvida no ambiente agrícola. Isso significa investir em EPIs que atendam a necessidade específica de cada área.
Alguns equipamentos indicados para essas atividades são:
- Cinta Ergonômica: para a prevenção de lesões na coluna;
- Alça de Suspensão: usada especialmente em roçadeiras;
- Kit de Segurança Roçador: contendo 1 boné com protetor de nuca e protetor facial, 1 protetor auricular, 1 avental, 1 luva de couro e 1 peneira em couro sintético;
- Cunha para Derrubada de Árvore: confeccionada em laranja para uso com motosserras.
Esse e outros equipamentos de proteção estão disponíveis no site da Tecmater, para proporcionar segurança total durante o exercício de suas atividades agrícolas.
Para conferir as informações específica de cada produto e solicitar um orçamento detalhado, acesse nossa página e entre em contato conosco.