Os acidentes de trabalho são motivos de preocupação tanto para as empresas como para os colaboradores. As consequências podem ir desde um afastamento, perda ou redução da capacidade do trabalhador, e na pior das hipóteses, até mesmo o óbito.
– Acidente de trabalho no Brasil
As leis trabalhistas estão aí, entretanto, mesmo assim, o Brasil ocupa o 4º lugar do ranking mundial de acidentes de trabalho.
Segundo dados do AEPS (Anuário Estatístico da Previdência Social) disponibilizado pela Previdência Social, foram registrados 578.935 acidentes de trabalho em 2016.
Os custos dos acidentes durante esse período, geraram uma despesa para União de mais de 120 milhões com INSS.
– Acidentes de trabalho mais comuns
O Ministério da Previdência Social declara que alguns acidentes são mais comuns e atingem um maior número de trabalhadores, entre eles estão:
1. Quedas;
2. Choques contra objetos;
3. Choques elétricos;
4. Golpes provocados por ferramentas;
5. Fraturas;
6. Contusão e esmagamento;
7. Lesões por Esforços Repetitivos- LER;
8. Dort – (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho);
9. Estresse;
10. Ansiedade.
Entre as profissões que mais sofrem acidentes estão os trabalhadores de linhas de produção, os técnicos de enfermagem, faxineiros, serventes de obras e motoristas de caminhões.
Por isso, reforçamos: os Equipamentos de Proteção Individual tem como objetivo a garantia da saúde e da segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho, evitando tais consequências.