Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Serra sabre elétrica: ideal para corte de madeira e metais

As versões antigas de serra sabre eram manuais, não motorizadas e que consistiam de uma lâmina fina com uma alça em uma extremidade. Hoje, no entanto, o termo geralmente se refere a uma ferramenta elétrica portátil, com uma lâmina que se move a velocidades ajustáveis. Algumas pessoas referem-se a serra sabre apenas com uma espécie de serra, embora seja necessário efetuar sua especificação.

É bem utilizada principalmente para o corte de madeira e metais em curvas ou ainda em uma variedade de ângulos, mas sua lâmina pode ser usada para uma variedade de outras finalidades. A data dos primeiros registros sobre o tema não é conhecida, mas a primeira serra sabre elétrica foi inventada em 1947, sendo que alguns de seus componentes básicos permaneceram os mesmos desde então, mas novos recursos surgiram também ao longo dos anos.

Todos os modelos apresentam uma carcaça contendo um motor, um interruptor (liga e desliga), e um conjunto de lâminas, com alguns modelos mais recentes que oferecem velocidades variáveis. Modelos com cabo de alimentação, são mais novos, há também os modelos sem fio e com bateria.

A maioria das serras de sabre também vem com um guia que ajuda o usuário a operar a ferramenta da maneira correta. Os primeiros modelos receberam destaque por contar com lâminas de movimento alternativo padrão, enquanto, as mais recentes, contam com uma versão “orbital”, que permite que a lâmina se mova para frente e para trás, bem como para cima e para baixo.

O corte com uma serra sabre pode exigir um conjunto de diferentes lâminas, dependendo apenas da necessidade do interessado. A definição “normal” da serra é de 90 graus, mas para cortar um chanfro, o ângulo pode ser ajustado entre 45 e 90 graus, e uma guia de meia-esquadria pode ser usada para orientar o ângulo do corte.Para um corte reto, exige-se uma guia de vedação – um simples pedaço de madeira usado para manter o corte de serra em uma linha reta – pode ser usado, cabendo também ao utilizador atenção redobrada durante o manuseio do dispositivo para que acidentes indesejados não aconteçam.